terça-feira, 13 de março de 2012

Marmita bem feita e bem limpa!!!


Gente, definitivamente!!!! Para emagrecer o segredo (além da malhação e dieta balanceada) é levar para qualquer lugar a boa, velha e salvadora “Marmita”. Digo isso com propriedade pois foi assim que consegui emagrecer alguns quilinhos! E como agora me apaixonei pela marmitinha nossa de cada dia, e nos próximos meses vou precisar muito dela (Dá uma olhadinha lá na coluna M de Magra), vou compartilhar algumas dicas úteis para animar vcs a fazerem o mesmo. Vamos lá:

Escolha a melhor marmita
A escolha do recipiente adequado exige cuidados especiais.
- As embalagens de vidro são as mais indicadas, já que podem ir ao forno convencional ou micro-ondas. Além disso, são higiênicas e, depois de lavadas, eliminam totalmente o cheiro dos alimentos.
- Se escolher as embalagens plásticas, cuidado: alguns plásticos liberam substâncias tóxicas, como o bisfenol, quando aquecidos. O ideal é transferir a refeição para um prato antes de aquecê-la no micro-ondas. No fogão convencional, esquente-a em uma panela.
- Se optar pelos recipientes de alumínio (menos práticas), lembre-se de que molhos à base de tomate, em contato com o material, podem sofrer alteração no sabor e causar reações alérgicas ou problemas gastrointestinais.Esse recipiente também não podem ser levados ao micro-ondas.

Dicas Importantes
- Assim que chegar ao trabalho armazene os recipientes na geladeira. Se não for possível, utilize um isopor ou uma sacola térmica com gelo. Sempre bem fechados.
- Para quem esquenta a refeição em fogareiro ou banho-maria, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar com esse tipo de aquecimento. Quando separado, é possível acrescentar água antes de aquecê-lo. De qualquer forma esses tipos de aquecimentos estão liberados, pois não interferem no valor nutricional do alimentos.
- Nunca misture salada com a comida que será aquecida. Se não puder levá-la separadamente, substitua-a por legumes e verduras refogados, que podem ser esquentados normalmente.
- Cuidado com os molhos à base de leite, que azedam facilmente.
- A carne de panela com legumes é uma ótima opção de cardápio, pois oferece dois grupos de alimentos em uma única preparação. Além disso, a carne preparada com o molho fica mais suculenta e não resseca depois de aquecida.
- Acrescente legumes ou verduras ao preparo do arroz, deixando-o mais nutritivo e saboroso.
- Capriche no preparo da salada. Inclua verduras mais resistentes, que não murchem facilmente, como repolho, alface-americana e acelga. Acrescente, também, legumes e grãos, para um prato mais completo e variado. O ideal é manter os temperos no local de trabalho e temperar a salada quando for consumi-la.  Se preferir leve num potinho separado com um molhinho da salada pronto. Use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete. Evite sal em excesso. Molhos cremosos à base de maionese ou produtos industrializados são muito calóricos.
- Para a sobremesa, as frutas são ótimas opções, sejam secas ou frescas. Caso opte pelas frescas, como uva, maçã, goiaba ou pera, coloque-as dentro de potes fechados.
- Além de pensar no almoço, lembre-se de levar alimentos para o lanche. Afinal, o fracionamento alimentar garante o bem-estar e favorece o consumo de todos os nutrientes essenciais para o organismo. Iogurte desnatado com granola, barrinhas de cereais, frutas secas e frescas, castanhas, gelatinas  e sementes ou sanduíche de pão integral com requeijão e peito de peru são excelentes opções.

E depois de se deliciar com sua marmitinha “Salva Pátria”, é hora de deixá-la limpa:

A comida pode ser deliciosa, mas, se for armazenada em uma marmita com cheiro ou restos de outro alimento, haverá riscos até de desencadear uma intoxicação alimentar.

O recipiente precisa ser bem higienizado antes e depois de receber os alimentos.

 Terminada a refeição, lave imediatamente a marmita. Nada de deixar para limpar em casa. Use água e sabão em abundância. Inclusive nos cantinhos e nas reentrâncias. O ideal é escolher potes com tampas lisas.
Tudo balanceado e na medida certa:
Sair de casa com uma porção balanceada de comida é a melhor forma de fazer uma dieta e resistir a frituras e 1.000.000 de carboidratos gritando por nós nos restaurantes self service  por aí.
- Não encha demais a vasilha. Às vezes, você acaba querendo encher o recipiente e se acostuma a comer mais do que o normal.
- Não se esqueça de beber, ao longo do dia, água, água de coco, chás e sucos de frutas.
É isso aí pessoal, agora não tem desculpas. Todas as dicas para começar uma vida saudável e cumprir a dieta.

Animou? Olha os modelos de marmitas fofíssimas:


Fontes: Sadia e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário