terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo Delícia de Limão by Rita Lobo

Um dos meu maiores prazeres atualmente é cozinhar e confesso que nas primeiras tentativas não tive muito exito. Mas foi tentando e pesquisando sobre o assunto que hoje me atrevo a dizer que sei cozinhar. Não sou chefe, mas aprendi entre os temperos e aromas da cozinha, que a felicidade pode estar em qualquer lugar. Inclusive na cozinha.

Recentemente, conheci através do programa "Cozinha Prática" no canal GNT, a Chef Rita Lobo autora dos livros "A conversa chegou à cozinha, crônicas e receitas" (editora Ediouro), "Culinária para bem estar, receitas antiTPM" (editora Panelinha) e "Cozinha de estar" (editora Conex). Formada em gastronomia nos EUA, a chef começou a escrever sobre comida em 1995, no jornal Folha de S.Paulo. Em 2000, criou o site Panelinha, que dirige até hoje.


Em poucos episódios que assisti me senti tão bem. Ela tem uma tranquilidade na frente das câmeras e uma facilidade em fazer as receitas que tenho certeza que vou dar conta de fazer. Tipo Ana Maria Braga, sabe.... Faz umas receitas que parecem tão fáceis, mas tão fáceis que vc se pergunta: Não é possível que eu não consigo fazer essa receita. 

Outra coisa que achei legal na Rita Lobo, é que ela não trata o telespectador como se fosse um "burro" no assunto. Pelo contrário, é como se ela tivesse na sua cozinha, te ajudando. Achei o máximo.

Como falei para vocês em um post passado, não estou tendo condições de cozinhar. Mas para não deixar vocês na mão, segue uma receita que parece delicinha.



Bolo Delícia de Limão (Rita Lobo)





Para a massa:
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
2 colheres (chá) de fermento em pó 
1/2 colher (chá) de sal 
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar 
4 ovos 
1 xícara (chá) de leite 
Raspas de 2 limões 
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar


Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio. Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.

Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada. Para nivelar, o truque é girar a fôrma rapidamente sobre a mesa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco; se sair limpo, está no ponto. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos, antes e virar. Bolo muito quente costuma rachar. Na hora de virar, coloque um pano de prato sob a fôrma; coloque o prato que for usar sobre o bolo; com auxílio do pano (para não se queimar), vire a fôrma de uma vez.


Para o glacê:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão peneirado


Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira para ficar bem soltinho. Misture o suco de limão rapidamente e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece. 


Para o creme de chantilly:
Ingredientes:
500ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar


Modo de preparo:
O creme de leite fresco bate mais fácil quando está bem gelado. Se quiser, leve ao congelador uns minutos antes de colocar na batedeira. Junte o creme de leite com o açúcar e bata na batedeira, até engrossar. Conserve na geladeira.

Para facilitar ainda mais, dá uma olhadinha no episódio do dia 10.05.2012  exibido pelo Canal GNT. (Clique Aqui)

2 comentários:

  1. Dani,
    Concordo super com você sobre a Rita Lobo. E amoooo a cozinha dela, tem como fazer réplica não sendo rica????
    Parabéns pelo blog

    bjos
    Ana Lopes

    ResponderExcluir
  2. Ana, Adorei seu comentário... kkkk... Eu amei a Rita Lobo... Ela parece gente como a gente, né? Incrível! Beijos Dani

    ResponderExcluir